Como baixei a média de consumo de 6.8 para 5.9

Quando mudei de um carro 1.2 a Gasolina para um 1.6 a Gasóleo, pensei em economizar dinheiro em combustível, porque fazia uma quantidade considerável de km por dia. O carro a gasolina consumia uma média de 6.7 litros aos 100km, no dia que recebi o carro a gasóleo, mais recente, marcava uma média de 6.8 ! Feitas as contas, sendo o gasóleo mais barato que a gasolina, saía mais em conta à mesma.
Alguma destas dicas já tinham sido referidas neste blog aqui: https://air-lander.blogspot.com/2018/05/dicas-para-poupar-combustivel.html?m=1
Calcular sempre o percurso mais curto
Isto requer algum planeamento antes das deslocações. O Google Maps diz por norma o percurso mais curto, o trânsito como está, estimativa de tempo até ao destino, etc.
Respeitar os limites de velocidade.
Acelerar é o pior inimigo das médias de combustível, manter o limite de velocidade, além de ser o mais correto, ajuda imenso a poupar dinheiro em combustível e material do carro, como pneus.
Pressão de ar correta.
É importante a pressão de ar dos pneus estar correta, dá estabilidade ao carro, e um pneu vazio esforça mais o motor. Já tentaste empurrar um carro com os pneus meio vazios ? Tens que fazer o dobro da força.
Por norma os carros tem sempre um autocolante numa das porta dianteiras, ou em último caso, está referido no manual de utilização do carro.
Já tive que ligar uma vez para o representante de uma marca de um carro que eu tinha, porque não estava referido em lugar algum. Facultaram sem problemas.
P.s. às vezes o eixo dianteiro tem uma pressão diferente do traseiro, por causa do peso do motor. No inverno também pode variar com a pressão usada no verão.
Revisões em dia.
Não recomendo ir à marca, porque vais pagar muito mais pelo mesmo que vão fazer numa oficina certificada. O óleo quando fica gasto, deixa de lubrificar tão bem o motor. O filtro sujo deixa de filtrar as impuresas eficazmente.
Isso tudo contribui para um desgaste maior no motor, e as reparações são caras.
Vidros fechados.
Quando conduzimos numa via-rapida ou auto-estrada, o vento que entra pelos vidros faz o chamado "efeito para-quedas". Ele trava o carro, obrigando a teres que acelerar mais do que devias. Está calor ? Liga o ar forçado, ou ar condicionado. Sim, que condicionado ! Foi feito um teste pelos famosos "myth busters", em que provaram que os vidros abertos fazem gastar mais combustível que o ar condicionado.

Regista-te em fóruns, os membros muitas vezes já tiveram as mesmas dúvidas que tu estás a ter agora.





Comentários