Minimalismo, o que é ?


Já ouviste falar em Minimalismo ?
Para alguns é feita simplesmente por necessidade, mas aí chama-se simplesmente poupar e não gastar dinheiro em coisas fúteis, comprar apenas os bens básicos. Viver o mais simples possível mas confortável, fazendo o desapego sentimental aos bens materiais.
Conheço pessoas que não aguentam ter um telemóvel com o modelo anterior ao último que saiu, uma bicicleta ou um carro. Acho que deve-se à pressão social que os que os rodeiam fazem.

O que não ajuda nada é o facto de estarmos constantemente a ser bombardeados por publicidade na TV e agora no Youtube que nos empurra para pensar que ao comprar artigo X ou Y, a nossa vida será muito melhor, seremos mais felizes e mais preenchidos. A ideia deles é vender, e fazem muito bem o seu trabalho.

As coisas belas da vida não são valorizadas como deviam. No fim das nossas vidas, nada do que compramos nos vai servir, apenas "ficam" as experiências vividas.

Optar por o minimalismo é uma excelente forma de dar valor ao que damos uso.
Um dos "fundadores do minimalismo" ( site ), perguntou porque o amigo estava tão bem disposto, ele afirmou que estava a desapegar-se sentimentalmente de quase tudo o que tinha, mantendo apenas as coisas que precisava para viver. Se não me engano, foi despedido, ou a empresa que trabalhava fechou e ele não teve outro remédio se não viver com menos.. mas o que para algumas pessoas é quase impossível voltar atrás depois de ter conquistado tanto, ele vez disso um modo de vida, e era feliz. O amigo quiz logo ajuda a embarcar naquela viagem que o tinha trazido tanta felicidade. Embrulharam tudo o que o amigo tinha em casa, tudo ! E guardaram numa divisão da casa que não estava a ser usada. Sempre que era preciso alguma coisa, ele tinha que desembrulhar, uma trabalheira  desgraçada nos primeiros dias. Mas para o espanto dele 8 meses depois, salvo erro, 80% das coisas ainda estavam por desembrulhar.. Ele ficou parvo ao ver que tinha tanta coisa que não dava uso, só as tinha por ter.

Uma outra forma, para dar menos trabalho, é marcar as coisas que vamos usando, com um post-it ou uma fita colorida, ao fim de uns meses vais ver que muita coisa que tens não tem marca de uso, logo podes desfazer-te deles porque não dás uso, apenas estás apegado emocionalmente a elas.

Conclusão, temos muitas mais coisas do que realmente precisamos para sermos felizes.

Uma maneira de controlar o consumismo sem ir ao extremo de te desfazeres de tudo, é usar esta técnica:
Sempre que entra uma coisa nova em casa, sai uma ou duas.
Ou seja, sempre que compras algo, vendes ou doas duas coisas que não dás uso.

Outra maneira, que na minha opinião é a melhor, e pretendo faze-la, é uma lista de tudo o que tens.
Não é preciso uma folha, podes faze-lo mesmo no teu telemóvel, eu faço imensas listas com o Notas do Keep da Google. Depois de inserires tudo nas listas, vais colocando um visto conforme as usas, assim ao longo do tempo vais ter noção da quantidade de coisas que tens e quais as que realmente das uso.

Quando chegares à fase que já sabes o que tens e não dás uso e vês que estão em boas condições e valem algum dinheiro é justo quereres reaver algum do dinheiro que investiste.
Tens algumas opções, entre elas o OLX, Custo Justo, metes nas redes sociais ou crias uma loja virtual e partilhas com os teus amigos, que é o que eu fiz aqui porque não sou muito adepto das redes sociais.

Parece boa ideia ? Então estás à espera de quê para começar ?

Comentários

  1. Curioso como no outro dia estavamos a falar ao telefone, e referi a questão do consumismo... heheheh tá boa!
    Resumindo em poucas palavras a forma como a nossa geração (des)evoluío, nesta época cada vez mais consumista, é achar que é preciso ter mais para ser feliz!
    Se tens as tuas necessidades preenchidas, não serão mais coisas que te farão feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade.. tem piada leres isto depois da nossa conversa.
      Gosto da ideia, mas é raro ver alguém passar da teoria para a prática.
      É quase como um desafio dos tempos modernos.
      Abraço

      Eliminar

Enviar um comentário